Tipos de Etiquetas
As etiquetas podem ser dos mais variados tipos e materiais. Cada material tem seu uso mais indicado. As opções mais procuradas são:
Etiquetas em Papel: É comum ver seu uso em roupas e funcionam apenas como sinalização de preços ou algum indicativo de material. Muitas vezes também adesivas.
Etiquetas de Tecido: Especificamente de roupas e outros produtos em tecido são costuradas à peça original para trazer informações de fabricação e cuidados de lavagem.
Etiquetas plásticas: São usadas junto aos mais variados produtos, podem também ser de materiais variados e com adesivos. Cada material tem uma durabilidade diferente.
- Polipropileno (PP)
- Polietileno (PE)
- Poliéster (PET)
- Vinil (PVC)
Etiquetas de produtos
Seja em rótulos ou informações de fabricação, todos os produtos precisam de alguma etiqueta que mostra a procedência do produto e o nome da fábrica que o produziu ou onde foi comprado. Produtos como roupas, cosméticos, eletrônicos, utensílios domésticos, produtos de limpeza, produtos para pet, brinquedos e até móveis tem etiquetas com informações.
Etiquetas de Alimentos
Reparou como em todo alimento que compramos vem uma etiqueta com informações básicas sobre aquele produto? Pois é, tudo o que consumimos deve ter esse tipo de etiqueta. Quem produz alimentos então, deve ficar atento a esse assunto.
Na hora de comprar um produto alimentício nós sempre precisamos ficar de olho nas etiquetas destes alimentos. Informações como data de produção, data de validade, ingredientes e tabela nutricional são algumas das coisas que podemos encontrar lá.
Por outro lado, quando você é um produtor de alimentos, esta é uma preocupação ainda mais relevante. Você quer que o seu cliente confie no produto que ele está comprando e, para isso, as etiquetas precisam trazer esses dados de forma bem clara.
De acordo com a Anvisa a rotulagem de alimentos visa garantir a qualidade do produto e a saúde da população que irá consumi-lo. No próprio site do órgão do governo eles falam sobre as regras de rotulagem: “As regras são importantes para que as empresas forneçam à população dados que ajudem na hora da escolha do produto”
Conheça algumas das normas da Anvisa para etiquetas de alimentos:
- Tamanho: As letras e números na etiqueta devem ser sempre superior a um milímetro.
- Alimentos que não são de componente único, por exemplo, uma lata de ervilha, precisam da listagem de ingredientes.
- A origem do produto também é importante.Ou seja o local de fabricação e site da empresa.
- Lote e prazo de validade: Produtos que vencem em menos de três meses devem constar dia, mês e ano do vencimento. Aqueles que vencem após 3 meses da data de produção podem ter apenas o mês e o ano.
- O conteúdo da embalagem pode estar marcado em gramas, quilos, mililitros ou litros.
- Para as Informações nutricionais é recomendado que a elaboração seja feita por um nutricionista.
- Atributos nutricionais complementares e informações sobre alergênicos como glúten, amendoim, ovo e leite, também devem estar na etiqueta.
Onde encontro etiquetas de alimentos?
Na Help Screen nós produzimos centenas de etiquetas de alimentos. Seja algo simples apenas com data de validade e nome da empresa ou, para usar as etiquetas adesivas como rótulos completos. Traga seu projeto que faremos para você.
Você pode preencher o formulário de contato aqui, https://www.helpscreen.com.br/contato/ ou acessar diretamente os nossos canais digitais e sociais abaixo.
vendas@helpscreen.com.br
Tel.: + 55 11 – 5581-7494
WhatsApp: 11-9-8921-048